Seminário: Focalização e Meditação / Psicologia e Espiritualidade

Psicologia e Espiritualidade

Focalização e Meditação

(teoria e prática)

Focalização (Focusing) é um recurso terapêutico, criado pela Psicologia Humanista/Existencial/Fenomenológica, que nos traz grandes ensinamentos, benefícios e contribuições para lidarmos com nossos sentimentos e emoções, com a nossa saúde mental.

Meditação é uma criação magnífica de grandes e iluminados mestres da Espiritualidade. Ela nos abre as portas para a experiência da transcendência, ao nos proporcionar a descoberta e a revelação de quem verdadeiramente somos: Consciência, Pura Consciência. A prática do meditar nos propicia o encontro com a Paz, com a Luz e com o Amor, dimensões constitutivas e essenciais do ser humano.

A Focalização surge no cenário da Psicologia durante o século XX, enquanto a Meditação é uma prática oriental milenar. Ambas são ferramentas preciosas para nossa saúde pessoal – psicológica e física – e para nossa vida pessoal e profissional. São aportes poderosos, impactos de valor extraordinário em nosso viver. Saber utilizá-los e poder oferecê-los em contextos pessoais e profissionais enriquece sobremaneira nossa vida e nosso trabalho.

Há grandes semelhanças e enormes diferenças entre elas e o Seminário tem o objetivo de cotejar uma com a outra e contribuir para a compreensão daquilo que as aproxima e daquilo que as distancia, tanto no que se refere à teoria quanto à prática.

O Seminário consta de uma parte conceitual (exposição e discussão sobre os fundamentos da Focalização e da Meditação) e de uma parte prática (oportunidade para a experienciação dos dois recursos). O conhecimento, o manejo e a melhor utilização de ambos depende da sua correta compreensão, tanto a nível conceitual quanto experiencial.

Informações sobre o Seminário:

Estamos constituindo o grupo para realização deste seminário e decidindo a data. Caso se interesse em participar, favor registrar seu nome e endereço de email clicando no botão abaixo, e nos comunicaremos com você.

Os três aforismos abaixo apontam a direção e o sentido dos trabalhos que desenvolveremos neste Seminário. Eles nos convidam a conhecermos e praticarmos a Focalização e, também, a irmos além dela, o que nos é proporcionado pela Meditação, que nos leva aonde a Focalização não pode ir.

1-     Focalização é a vivência da presentificação da experiência, é a habilidade de pousarmos a luz da consciência sobre a experienciação silenciosa e nascente, que acontece a cada momento do nosso aqui-e-agora. A saúde psicológica reside na nossa capacidade e liberdade de simbolizarmos corretamente as experiências de natureza emocional que nos forem significativas, o que nos propicia desfrutarmos dos benefícios de um alto nível de congruência”.

(Walter Andrade Parreira. In: Sessão altos níveis)

A congruência acontece quando:

           “o que você sente/experiencia coincide com o que você pensa/simboliza,

           o que você pensa/simboliza coincide com o que você fala/comunica,

           o que você fala/comunica coincide com o que você faz,

           o que você faz coincide com o que você é” .

(Adaptação de Walter Andrade Parreira a partir de CREMA, Roberto. In: Pedagogia Iniciática – uma escola de liderança)

2- “O Senso Sentido (felt sense), que eu também chamo de limite da consciência, é o centro da personalidade. Ele surge entre a consciência comum da pessoa e o alcance profundo e universal da natureza humana, onde não somos mais nós mesmos. Está aberto ao que vedessa  dimensão universal, mas é sentido como um ‘eu real’.

O Senso Sentido é sempre uma vivência única e nova. Sua chegada interna é sentida como um eu mais verdadeiro do que conhecidos sentimentos.”

                                                                                                                 Eugene T. Gendlin

3- “A prática do zen visa ao aprofundamento, à purificação e à transformação da consciência. Mas não se satisfaz com qualquer aprofundamento ou purificação superficial. Busca a transformação mais radical: atua em profundidades que parecem ir além até da psicologia profunda. Tem, em outras palavras, uma dimensão espiritual e metafísica. Busca o sujeito ontológico puro, ao mesmo tempo único e universal, não mais ‘individual’. A consciência ocidental é orientada para o objeto. A consciência oriental não se esquiva da possibilidade de uma subjetividade pura, que não necessita de nenhum objeto. Para o ocidente, consciência é sempre consciência-de. No oriente, não é necessariamente assim: pode ser simplesmente consciência”. O objetivo da meditação e do próprio zen é que o discípulo possa alcançar um estado de consciência pura, que não é mais consciência-de.” 

(Thomas Merton. In: Místicos e Mestres Zen)

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